Olá, aqui é Gilmar Ribeiro da Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy e copywriter profissional.
O assunto de hoje é de extrema importância no que diz respeito a entender o que é uma estratégia no mundo dos negócios.
Você que tem um negócio não importa de que porte, se pequeno, médio ou grande sempre ouviu falar que você precisa ter uma estratégia, ok?
No entanto, quando se vai apertar e querer entender o que realmente é uma estratégia de negócios, aí não se sabe bem do que se trata.
A estratégia de negócios é aquele conjunto de elementos externos e internos que vai servir de caminho, de trajeto para conduzir o seu negócio do ponto A em que ele se encontra atualmente até o ponto B desejável.
E mais uma vez uma estratégia se apoia num tripé.
O primeiro elemento desse tripé é a clareza de objetivo.
Um segundo elemento é ter clareza do ambiente externo em que o seu negócio atua.
E o terceiro elemento é o das armas que você tem nessa parada para travar essa guerra.
O primeiro elemento é a clareza de objetivo.
Se você quer ter um negócio próspero primeiro você tem que ter uma visão muito clara de onde você quer chegar, porque se você não tiver essa clareza você simplesmente não chega a lugar nenhum.
E pra esse seu objetivo acontecer tem de ser um objetivo plausível, alcançável.
Tá, você quer ter uma Lamborghini?
Isso pra você é alcançável?
Agora quando você diz que você quer que o seu negócio em 06 meses tenha um faturamento de 50 mil reai ou que você quer perder em seis meses 50kg, isso são coisas tangíveis são coisas alcançáveis e quando se tem clareza disso o passo a passo ele é assim.
A Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy quer que você aprenda este pulo do gato: o de fazer o caminho, a trajetória inversa.
Você quer ter um aumento de faturamento de 50k em 06 meses?
Isso significa que no quinto mês você já deve ter atingido 40 mil e no quarto mesmo você já deve ter atingido 30 mil e no segundo mês você já deve ter aumentado o seu faturamento em 20k e eu preciso já no primeiro mês ter aumentado em 10 mil.
Ou seja, você fez o caminho inverso do ponto B onde você quer chegar até o ponto A em que você se encontra atualmente.
Depois analise o ambiente externo, procure entender quem é que vai comprar de você, quem é o seu cliente ideal.
Você não vai querer vender peruca para carecas ou doce para quem é diabético.
Foque no cliente ideal e depois tenha clareza de como é que os seus concorrentes atuam. Preferentemente analisar o concorrente mais forte.
Quais são os pontos fortes e fracos desse seu corrente foque no que ele faz porque você não vai inventar moda nenhuma, você não vai ter que inventar a roda.
Você vai analisar o que já dá resultado e vai procurar fazer diferente e melhor, porque aí você tem condições de fazer algo plausível, algo alcançável, algo tangível.
E depois você vai ver nessa caminhada, nessa travessia que você vai fazer do ponto A para o ponto B quais os desafios os obstáculos que você vai encontrar na caminhada. Então a Estratégia para o Sucesso consiste em ter clareza de seu objetivo tangível e alcançável, o seu Ponto B.
Analisar o ambiente externo, procurando entender quem compra de você, que é seu concorrente, as oportunidades que surgem de negócio e os desafios que vai encontrar. E por fim quais são suas armas nessa batalha, os seus clientes atuais porque você vai crescer a partir deles, estudar o mercado e ver o que está dando certo e se qualificar para ser uma referência no mercado.