O que é efeito do Mundo Vuca?
Aqui é Gilmar Ribeiro da Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy e copywriter profissional e hoje vou tratar do Mundo VUCA (volatility/uncertainty/complexity/ambiguity) e do Mundo BANI (brittle/ansiedade/não-linear/imcompreensível).
Lá pelos idos de 1980 se falava muito do mundo VUCA para significar a volatilidade, a incerteza, a complexidade e ambiguidade que começava a tomar conta do mundo dos negócios.
Sempre que se senta numa mesa de negociação quando alguém te convidou te chamou para conversar evidente que a pessoa não queria perder o tempo.
Ela tá com alguma contra-proposta ela não está com a disposição de dizer não.
E o seu papel é atuar para que a negociação chegue o mais próximo possível daquilo que você deseja.
Só que essa realidade do Mundo VUCA foi se acentuando cada vez mais, porque tudo é muito rápido, muito volátil, muito incerto.
Então você tem que saber ter o jogo de cintura para ter claro como fazer chegar mais próximo daquilo que você quer aquilo que está sendo negociado.
Só que o que aconteceu é que com o passar do tempo e com essa profunda crise sanitária que está se abatendo sobre o mundo essa realidade do Mundo VUCA que vem de uma sigla americana de volatilidade, incerteza,complexidade e ela se transformou numa outra sigla que é a sigla BANI que também em inglês significa frágil, ansiedade, não-linear e incompreensível.
Nada mais é linear, você faz um plano de ação, um projeto e você negociou com uma empresa, mas não se tem garantia nenhuma de que aquilo vai correr maravilhosamente sobre os trilhos.
Porque tudo é muito caótico, tudo é muito incerto e nessa hora o que conta é você ter muito claro aquilo que depende de você e depende 100% de você, depois uma faixa menor é daquilo que você pode influenciar e a faixa mais distante e menor ainda é daquilo que não depende positivamente de você.
E neste ponto a Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy insiste que você tem que ter é a antifragilidade.
Porque não se trata mais de ser resiliente, de saber jogar esse jogo, e isso se faz com muito treino.
Como quem joga karatê, jiu jitsu etc ele aprende muito bem a cair e a se levantar rapidamente.
Só que no mundo dos negócios a queda é psicológica e quando você recebe um NÃO em um projeto que você tinha muito empenho que desse certo isso pode abalar psicologicamente.
E você tem de ser antifrágil, porque o frágil quando cai se espatifa vira pedaços, vira cacos…
Já o antifrágil é como uma bola de borracha ela quica no chão e volta para sua mão e você tem o domínio, tem o controle da situação e não tem uma reação primária, primitiva de receber um NÃO e querer entrar na Bola Dividida.
Não vai querer colocar luva de boxe e partir para a discussão etc. etc…
… simplesmente porque isso não leva a nada…
… e não terá também uma outra reação que é a de fugir da situação!
Você tem que estar treinado psicologicamente para agir diante da realidade BANI.
Você vai estar ali sentado na mesa de negociação e:
1. Você vai refletir sobre o que está acontecendo, porque pode ter dentre aquelas quatro, cinco pessoas alguém ali que foi especificamente designado para bombardear o seu projeto e não fazer a sua proposta prosperar…
2. Você vai observar e vai atuar com antifragilidade para além da resiliência
3. E você depois de ter parado, refletido, observado você vai dar a sua resposta e dar um encaminhamento para a negociação.
Então a receita é: refletir, observar e responder!