Melhore sua Comunicação… e Venda Mais!

Sumário

Isto eu aprendi com o copywriter profissional Leandro Langeani:

Pra melhorar sua comunicação e, consequentemente, suas vendas, aqui vão algumas sugestões.

1- Reconheça que a “maldição do conhecimento” existe.

A Maldição do Conhecimento, de acordo com o psicólogo da Harvard Steven Pinker, é “a dificuldade de imaginar como uma pessoa não sabe o que você sabe.”

É o que eu chamo de “salto lógico”.

Quando uma pessoa acredita que as suas ideias e conclusões são iguais pra todo mundo… como se elas saltassem da sua mente pra a mente da outra pessoa…

Entenda que a sua experiência é só sua – por isso, suas conclusões, também são só suas. Enxergue os buracos, as lacunas.

2- Saiba tudo sobre o seu cliente, o cara que você quer que leia seu texto. Saiba quais palavras, experiências, visões de mundo fazem ou não fazem parte da vida dele. 

3- Depois de escrever, revise o texto e edite:

  • Elimine ou substitua jargões e clichês: “sinergia’’ por “trabalho em equipe”
  • Elimine abreviações, acrônimos ao máximo. Explique os que ficarem no texto.
  • “O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) …”
  • Elimine ao máximo os termos técnicos. Quando não puder eliminar, explique com comparações, metáforas ou analogias.
  • Enviar tráfego para um site comum é como jogar água em um balde furado. As técnicas de ‘otimização de conversão’ vão fechar esses buracos e aproveitar mais água, aumentando o lucro e reduzindo os custos.
  • ‘Automações comportamentais’ permitem que você fale a coisa certa na hora certa. Como um vendedor de loja que só depois que você pegou um produto pra ver o preço.
  • Use palavras sensoriais e/ou emocionais pra descrever conceitos abstratos
  • “Vendas” é o pulmão da sua empresa. Se você parar de respirar, não vai viver por muito tempo.
  • “… é por isso que você deve capturar os leads, recolher emails, colher informação de contato.”
  • Use a “explicação de 3 vias” de Jay Abraham. Pra explicar um conceito complicado expresse, diga, fale de 3 formas diferentes em sequência.
  • Use histórias pra explicar pontos-chaves.
  • Peça para outra pessoa ler e pergunte se houve algum ponto confuso. Melhor se a pessoa fizer parte do seu público-alvo, o grupo para quem você escreveu.

4- Sempre peça feedback aos seus leitores e clientes. Pergunte o que eles não conseguiram entender. O que ficou confuso. E conserte.

Persuadir, convencer alguém a comprar o seu produto é uma tarefa árdua. Ajude o seu cliente potencial construindo uma ponte sobre os buracos de conhecimento… elimine a maldição do conhecimento… e lucre mais. Muito mais

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