Isto eu aprendi com o copywriter profissional Leandro Langeani:
Pra melhorar sua comunicação e, consequentemente, suas vendas, aqui vão algumas sugestões.
1- Reconheça que a “maldição do conhecimento” existe.
A Maldição do Conhecimento, de acordo com o psicólogo da Harvard Steven Pinker, é “a dificuldade de imaginar como uma pessoa não sabe o que você sabe.”
É o que eu chamo de “salto lógico”.
Quando uma pessoa acredita que as suas ideias e conclusões são iguais pra todo mundo… como se elas saltassem da sua mente pra a mente da outra pessoa…
Entenda que a sua experiência é só sua – por isso, suas conclusões, também são só suas. Enxergue os buracos, as lacunas.
2- Saiba tudo sobre o seu cliente, o cara que você quer que leia seu texto. Saiba quais palavras, experiências, visões de mundo fazem ou não fazem parte da vida dele.
3- Depois de escrever, revise o texto e edite:
- Elimine ou substitua jargões e clichês: “sinergia’’ por “trabalho em equipe”
- Elimine abreviações, acrônimos ao máximo. Explique os que ficarem no texto.
- “O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) …”
- Elimine ao máximo os termos técnicos. Quando não puder eliminar, explique com comparações, metáforas ou analogias.
- Enviar tráfego para um site comum é como jogar água em um balde furado. As técnicas de ‘otimização de conversão’ vão fechar esses buracos e aproveitar mais água, aumentando o lucro e reduzindo os custos.
- ‘Automações comportamentais’ permitem que você fale a coisa certa na hora certa. Como um vendedor de loja que só depois que você pegou um produto pra ver o preço.
- Use palavras sensoriais e/ou emocionais pra descrever conceitos abstratos
- “Vendas” é o pulmão da sua empresa. Se você parar de respirar, não vai viver por muito tempo.
- “… é por isso que você deve capturar os leads, recolher emails, colher informação de contato.”
- Use a “explicação de 3 vias” de Jay Abraham. Pra explicar um conceito complicado expresse, diga, fale de 3 formas diferentes em sequência.
- Use histórias pra explicar pontos-chaves.
- Peça para outra pessoa ler e pergunte se houve algum ponto confuso. Melhor se a pessoa fizer parte do seu público-alvo, o grupo para quem você escreveu.
4- Sempre peça feedback aos seus leitores e clientes. Pergunte o que eles não conseguiram entender. O que ficou confuso. E conserte.
Persuadir, convencer alguém a comprar o seu produto é uma tarefa árdua. Ajude o seu cliente potencial construindo uma ponte sobre os buracos de conhecimento… elimine a maldição do conhecimento… e lucre mais. Muito mais