Em copys?
Sim. Em copys.
Também em e-mails, anúncios e páginas de vendas.
Quem já não viu algo assim:
A mensagem começa bem. De modo diferente. Com uma ideia intrigante. Contraintuitiva.
Mas logo o papo começa a broxar.
As ideias já não fazem tanto sentido. Fica meio confuso… e você cai fora.
Em séries e filmes da Netflix que você já paga as pessoas até assistem tudo apesar de decepcionadas com as broxadas pelo caminho só pra saber qual será o final da história.
Mas em um copy a coisa é diferente.
Se o copy perder a atenção, desconectar da pessoa apenas por alguns segundos… já era.
A pessoa sai. Pula a página. E lá se vai sua chance.
Digo isso por que sei como pensa e age um copywriter.
Ouça bem:
É normal dedicarmos grande parte do tempo desenvolvendo a ideia, pensando no título e no início do copy.
Mas é aí onde mora o perigo, onde se começa a perder o fôlego.
Por que se você não dedicar a mesma atenção, o mesmo empenho e dedicação em todas as partes do copy do início ao fim, acredite: as pessoas vão perder o interesse e pular fora.
Isso explica que copys que parecem brilhantes, estonteantes, surpreendentes não dão certo.
Até que chega num ponto onde o texto fica tão longo que só se pensa em terminar logo.
Por que elas abrem as portas de par em par, mas não fecham com você dentro delas…
Pra evitar isso é preciso ler em voz alta seu texto e relê-los com mão diuturna e noturna várias vezes. Dormir com eles e garantir que eles sigam um fluxo suave e natural.
Qualquer parágrafo, frase ou palavra desnecessárias serão cortadas. Sem dó nem piedade…
Também toda ideia que se preste a uma outra interpretação que não a de seu contexto será cortada.
Tudo que não estiver alinhado com a ideia central do copy será cortado.
Advérbios, adjetivos e infinitivos são cortados.
É assim que essa joia, seu copy, fica toda burilada, pronta e acabada.
Já imaginou se um joalheiro dedicasse mais esforço a uma parte do diamante do que em outras?
Quem pega a pedra à primeira vista a acha deslumbrante.
Mas ao girar a peça vê aquele lado que o joalheiro teve pressa em terminar e não lapidou… e se decepciona.
De repente aquela obra prima não passa de uma coisa inacabada.
Não deixe que isso aconteça com seus copys. Não perca o fôlego. Faça o que precisa ser feito, do começo ao fim.
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