Gene Schwartz sem dúvida alguma é um dos melhores Copywriters de todos os tempos.
Seu livro Breakthrough Advertising quem sabe é um dos livros mais difíceis de serem lidos…
… mas contém algumas das observações mais carregadas de insights sobre copy.
É uma daquelas obras a serem lidas diuturna e noturnamente… e cada vez mais se aprende com ela.
Quer dar um plus nos títulos de seu copy a partir de sua ideia base?
Então aprenda com o Gene… e veja como os melhores copywriters aprenderam com ele:
- Meça o tamanho da promessa.
- Use uma metáfora, uma imagem, para a promessa.
- Apele para os sentidos de quem te lê ou te escuta faça com que sinta o cheiro, o toque, que ele imagine ou ouça.
- Demonstre a promessa usando um exemplo central. Como aquele exemplo clássico: “A 60 MILHAS POR HORA, O BARULHO MAIS ALTO DENTRO DESTE ROOLS-ROYCE VEM DO RELÓGIO ELÉTRICO”.
- Dramatize a promessa ou os seus resultados. Outro exemplo clássico: “ELES RIRAM QUANDO EU ME SENTEI AO PIANO – MAS QUANDO EU COMECEI A TOCAR…”
- Afirme a promessa como um paradoxo: “COMO UM BARBEIRO CARECA SALVOU OS MEUS CABELOS!”
- Remova as limitações da promessa: “SECA AS ESPINHAS SEM REMÉDIO”.
- Associe a promessa a valores ou a pessoas com quem o receptor da mensagem deseja se identificar.
- Mostre a quantidade de trabalho poupada pela promessa.
- Coloque a promessa como uma pergunta.
- Ofereça informações sobre como alcançar a promessa: Tipo “COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS”
- Coloque autoridade na promessa: “CHEFE MECÂNICO MOSTRA COMO EVITAR GASTOS COM A MANUTENÇÃO DO MOTOR”
- Promessa antes-e-depois: “TÁ COM GRIPE, BENEGRIPE”
- Destaque a exclusividade da promessa.
- Transforme a promessa em um desafio para o leitor.
- Coloque a promessa como citação de uma história: “OLHE, MAMÃE – SEM CÁRIES!”
- Ofereça informação no próprio anúncio.
- Dê nome ao problema ou à necessidade. Eles têm nome e sobrenome…
- Fale dos possíveis prejuízos/malefícios caso o receptor da mensagem não use o seu produto ou contrate o seu serviço: “NÃO INVISTA UM CENTAVO DO SEU DINHEIRO SUADO ANTES DE LER ESTE GUIA!”
- Enfatize a afirmação ao quebrá-la em duas frases, ou repetindo-a: “UM HOMEM QUE VOCÊ PODE CONFIAR! ESTE HOMEM É FULANO!”
- Afirme a diferença no título
- Surpreenda o receptor da mensagem mostrando que uma antiga limitação foi superada: “VIU O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ FAZ ISSO? NADA!”
- Fale com as pessoas que não podem comprar o seu produto ou contratar seu serviço.
- Fale diretamente com o receptor de sua mensagem: “PARA OS HOMENS QUE NÃO SE CONTENTARÃO COM NADA MENOS QUE A PRESIDÊNCIA DE SUA EMPRESA.”
- Acuse a promessa de ser boa demais pra ser verdade.
- Desafie as crenças limitantes do receptor de sua mensagem.