Filho de peixe, peixinho é.
O mesmo vale pra filhos de tubarões… Há sim toda uma nova geração de copywriters dando os ares de sua graça por aí.
“Formados” em cursos e mais cursos, mentorias e mais mentorias de gurus de marketing peritos na extração de dinheiro das pessoas.
Não me venha com história. Você sabe muito bem do que estou falando. Sabe bem o que é isso…
Aqueles profissionais que escrevem suas copy com o único objetivo de fazer a pessoa comprar…
…ainda que a copy seja uma grande mentira.
… ainda que ele tenha inventado todas as suas histórias e os seus depoimentos.
… ainda que o produto seja um lixo e não cumpra o que foi prometido.
… e mesmo que os compradores sejam pessoas em situação difícil desesperadas por ajuda e pedindo por socorro.
Pra esses gurus e suas crias copy é isso.
Pura manipulação mental e sentimental com o único objetivo de extrair tudo que as pessoas têm nos bolsos.
É claro que pra conseguir isso esses gurus precisam inventar técnicas cada vez mais absurdas e sombrias.
O grande problema é que é exatamente isso que esses gurus estão ensinando para milhares de pessoas que estão em busca de uma vida melhor e que são fisgadas pelos anúncios.
Os gurus empurram seus cursos e mentorias alegando que “esse é o melhor trabalho do mundo e eu vou lhe ensinar tudo que você precisa saber pra ter sucesso”…
Mas na prática o que mais se vê são alunos desesperados…
… batalhando pelo ROI…
… tentando recuperar o alto valor que pagou no curso e nas mentorias do guru…
… e perdendo diversas vagas de trabalho apenas por usar o copy style que aprendeu no curso caro.
Tá, o coitado conseguiu uma vaga… Mas sabe o que acontece?
A copy dele não converte.
E ele não entende por quê:
“Como assim não converteu se eu usei todos os gatilhos?!? Se eu usei uma BiG IdEa??”
O que o pobre coitado não sabe é que grande parte do que ele aprendeu… … só funciona pro próprio guru que ensinou (por causa dos esquemas que ele usa e do mercado em que ele está).
Como quer que seja, se você está nessa situação...
ou se ainda não sabe qual a melhor maneira de jogar esse jogo de copywriting…
…eu vou lhe dizer:
Não escreva copy pra convencer pessoas.
Escreva copy pra ajudar.
Crie copys que guiam as pessoas da situação onde elas estão para um lugar melhor. A situação que ela deseja alcançar.
Nada a ver com os tais gatilhos dos cursos, dos livros e das mentorias.
Aqui estamos tratando com pessoas.
Pessoas que tem problemas e querem uma BOA solução.
Nada a ver com medo, ganância e manipulação.
É Problema e Solução
Não é ficar 30 minutos enrolando num vídeo, fazendo promessas, boy ostentação de resultados e dizendo pra eles continuarem assistindo.
Esse é o caminho chato e mais difícil.
É bem mais fácil quando se explica o verdadeiro problema da pessoa, o estado atual em que ela se encontra mostrando por que aquilo é causado e diz o que ela precisa fazer pra solucionar.
Se ela quiser saber o como, basta comprar seu excelente produto ou serviço. Que será o meio, o veículo, que a conduzirá do estado atual para o estado desejado.
É realmente simples assim.