A mentoria 22 do Curso Travessia do Rafael Albertoni tratou de um assunto muito interessante sobre Cursos, Certificados, Diplomas.
Fomos “educados” nos bancos escolares de qualquer nível que você só é bom se passar por todas as provas e exames, ler todos os livros recomendados nos cursos e finalmente obter seu Certificado, Diploma e sei lá mais o quê.
E essa mentalidade se reflete no que diz respeito a cursos no mundo digital.
Houve um tempo em que se colecionava certificados: Adobe, Google, W3C, Scrum…
Eu mesmo tenho dois da SBCopy e estou a caminho de um da SSM…
E se vive em busca de cursos que emitam certificados pra compensar a falta de uma faculdade no currículo.
O interessante é que certificado não é sinônimo de habilidade em sua área de atuação nem de grana na conta bancária.
A maioria dos cursos que se faz não tem prova de certificação. Ou seja, basicamente é pagar e obter o selo de aprovação deles.
E os cursos que têm prova… em sua grande maioria são provas teóricas em que se bota o “x” na resposta certa.
Só que, como se viu na mentoria, nenhum desses cenários te capacita de verdade pra p__@ nenhuma…
Mas basta dar uma rápida olhada nos grupos de copy pra se encontrar uma penca de copywriters com certificado em copy… que não conseguem escrever uma linha de boa copy…
Entretanto, o buraco é mais embaixo.
Há quem busque certificação porque acredita que vai impressionar os clientes com isso, certo?
Errado.
Que tipo de clientes se impressionam com certificados?
Steve Jobs, Zuckerberg, Warren Buffett, Luiza Trajano, Robinson Shiba, João Apolinário…
Pois saibam todos os certificadólatras que todos esses:
Ou largaram a faculdade abrindo mão dos próprios certificados…
Ou se formaram e nunca exerceram a profissão pouco se lixando com seus Diplomas…
Ou nunca nem pisaram numa faculdade.
Basta ler a história de grandes empreendedores do país, de seu estado ou de sua cidade pra ver que a maioria deles se encaixa aí.
Então quanto você acha que um certificado é importante pra esses caras?
Pois é…
Agora quem são os clientes que valorizam certificação?
Aqueles com visão limitada que vivem num mundo de teorias e que farão você criar copy de acordo com as regras mais absurdas que você possa imaginar.
Enfim. Nunca serão seus Clientes Ideais!
Pense bem: coletânea de Certificados não vai te levar a lugar nenhum.
Mas já começar aplicando o que for aprendendo apoiado no tripé Público, Oferta e Estratégia… isso sim vai começar a te gerar Resultados…
… pros seus Clientes e como consequência pra Você também.
Certificado, diplomado ou não, deixa aí teu Comentário.
Uma resposta