Todos os gurus são assim?

Sumário

É só correr meus posts pra constatar minha repulsa pelos gurus.

Não gosto do modo como eles manipulam as pessoas pra empurrar seus cursos super valorizados que entregam uma fração ridícula do que prometem.

Falo isso com a vivência de quem já foi enganado por muitos deles… sem ter o menor retorno do que investi. E que não me venham com o papo: “Mas você aplicou?”…

Mas será que TODOS os gurus são assim???

Claro que não.

Apenas 99,9999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999% deles são assim.

Alguns poucos ainda têm salvação.

E desses, alguns com os quais eu procuro aprender.

Muitos desse gurus já morreram.

Como os caras que décadas atrás criaram e aperfeiçoaram o copywriting como conhecemos hoje:

Claude Hopkins. Robert Collier. Eugene Schwartz. John Caples. Ben Suarez. 

Depois vem uma segunda leva de gurus que faleceram mais recentemente:

Gary Halbert. David Ogilvy.  Chet Holmes…

Gary Halbert
David Ogilvy
Chet Holmes

Mas eu ainda sigo alguns gurus vivos:

Quem são eles?

Meu guru número 1 é Ben Settle.

Ben é um dos maiores experts em e-mail do mundo.

Só que o que eu mais gosto do Ben é o estilo de vida dele.

Ele é o único que realmente trabalha apenas15 minutos por dia (e quando quer).

Além dele eu também sigo: Frank Kern. John Carlton. Ryan Lee. Jay Abraham e alguns outros poucos.

“Nenhum brasileiro, Gilmar?”

Prefiro omiti-los pra não susceptibilizar ninguém.
Pois tudo que se vê por aí é copiado dos americanos então é melhor beber diretamente na fonte lá de fora.

Enfim.

Mas uma das coisas que eu mais levo em conta na hora de seguir alguém é ver se aquela pessoa realmente faz aquilo que “prega” por aí.

Por que quando eu vejo um guru dizendo em sua página que: “Copy vende qualquer coisa”… mas o próprio curso de copy dele não é vendido com copy – e sim por telefone…

Ou o especialista em funil de vendas… que não usa funis em seu próprio negócio.

Ou os que pregam que storytelling é a melhor maneira de vender… mas não usam uma história sequer em seu marketing

magic open book of fantasy stories


Ou os que ensinam copy… mas escrevem copy medíocre.

Não dá para curtir essas coisas.

Com os anos (e as porradas que levei com ROI = 0) eu fiquei muito mais chato e seletivo com essas coisas.

Principalmente depois que entendi que:

“Pior do que não aprender, é aprender da maneira errada.” …

E você, qual sua vivência a respeito dessa realidade? Deixe aí seu Comentário [não se acanhe, não!]

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