Como é possível uma carteira de couro que tem um custo de produção, sei lá, de 100,00 ser vendida a 5.000,00?
E uma camiseta que tem um custo de produção de 20,00 ser vendida a 5.500,00?
Você compraria uma carteira ou uma camiseta dessas?
Se você vende um produto ou um serviço você nunca deve cobrar baseado no quanto você acha que pagaria por ele.
Porque suas crenças a respeito de dinheiro atrapalham na hora da precificação.
E se você fabrica carteiras ou camisetas e marcar uma consultoria com o Sebrae, lhe dirão:
Alinhe o seu custo, o preço que você gastou, os impostos, o custo variável o custo fixo a sua margem de lucro e aí defina seu preço.
Só que não faz o menor sentido se vender dessa maneira.
A menos que você já tenha um faturamento de mais de 100 milhões e milhões de SKUs…
Empresas como a Louis Vuitton, Dior, Channel, Persol, Rayban, MontBlanc não levam em conta nada disso na precificação de seus produtos.
Simplesmente levam em conta em suas Ofertas o Público para o qual seus produtos se destinam.
E definem suas estratégias de vendas considerando as peculiaridades de Público em cada país onde os comercializam.
Nos Estados Unidos por exemplo a Samsung vende seus celulares a um preço fixo sem nenhum desconto.
Já no Brasil vendem com outros preços e em condições facilitadas.
Simplesmente porque os Públicos são diferentes.
E se decidem que uma carteira vale 5.000,00 esse será o preço porque haverá um público consumidor a esse preço.
O mesmo para uma camiseta de 5.500,00.
Público, Oferta, Estratégia a trilogia por trás de qualquer negócio de Sucesso.
Brinque com esse Lego em suas mais variadas combinações…