O fato é que não existe uma proporção perfeita de vendas e conteúdos por e-mail.
Recebo incontáveis e-mails com conteúdo e alguns deles nos P.S. sempre vem um link que te joga para a venda de algum produto ou serviço.
A última coisa que se faz ao escrever um e-mail é pensar:
“Ok, preciso garantir que x% deste e-mail ensine e y% venda…”
Alguns e-mails podem ser 100% provocativos.
E outros 100% de puro pitching.
E de vez em quando eles serão 100% de puro ensinamento. Embora já se esteja farto disso na Internet.
Porém 90% das vezes é uma combinação – tudo baseado no conteúdo, no mercado, nos níveis de conhecimento e/ou sofisticação do mercado.
Contam os ensinamentos de Gene Schwartz, sobre o que se quer escrever, o que se acha que a lista precisa saber , o que está na mente de quem escreve, o que está na mente do mercado, a oferta sobre a qual quero contar a todos eles…
… e toda uma série de variáveis que tornam qualquer tipo de proporção perfeita entre venda e ensino um mito completo sem qualquer base na realidade…
O que é muito mais importante do que isso é o seguinte:
Escrever e enviar e-mails consistentemente.
Conhecer sua lista e construir um relacionamento com ela baseado em infotretenimento.
E fazer isso com o mínimo de “atrito” possível.
Outro ponto:
Também não importa o quanto você “corrija” seus e-mails, o quão top das galáxias seja a reputação do seu domínio, não importa o quão cuidadosamente você evite aquelas palavras ou faça aquelas coisas que atrapalhem os filtros de spam…
… também não importa o quão bem você organize sua lista … você nunca conseguirá 100% de entrega nas caixas de entrada para todos os de sua lista, se for de qualquer tipo de tamanho significativo.
E existem provavelmente centenas de razões pelas quais isso pode acontecer.
E não se deve dar a mínima se seu e-mail está na pasta Spam ou na de Promoções...
Quando você para de se preocupar com esse jogo do sistema e apenas faz flutuar seu conteúdo – seja através de SEO ou de E-mail, você ganha pontos dos provedores maiores por ser quem você é. E você pode se destacar muito e muito mais já que os que te acompanham querem ler você e vão tirá-lo da pasta Spam…
E isso realmente importa MAIS do que qualquer outra coisa.