Já bem antes de Cristo, o poeta Terêncio saiu com esta:
“ Sou humano, nada do que é humano me é estranho.”
Parafraseando posso dizer que “sou copywriter, nada do que se refere a copywriting me é alheio”.
Por isso recebo dezenas e mais dezenas de e-mails de marketing digital corteses, uns, descorteses outros.
Alguns deles o sistema já descarta na pasta spam.
Gosto de acompanhar o formato com que se apresentam.
Enquanto escrevo acabo de receber mais uma mensagem: “E-m-a-i-l-s M-i-l-i-o-n-a-r-i-o-s”.
Gente, colegas copywriters!
Muitas vezes falar de 1 milhão pra quem não conseguiu vender nada pela Internet, ou vendeu muito pouco é algo tão distante que não se consegue nem imaginar o que seja.
Mais ou menos quando se fala que a Justiça mandou bloquear 40 milhões na conta de um corrupto na Suíça.
Só ouço falar, não sei o que é caviar…
Estatisticamente pouquíssimas pessoas já sentiram o que é ter 1 milhão na sua conta.
Mesmo ganhando na megasena ou participando de algum reality.
Sendo assim promessas como essas em campanhas de marketing digital pra quem já sabe como ganhar um milhão são inócuas.
Porque a pessoa não está em dificuldades e não se interessa por essa promessa.
E pra quem está bem longe disso fica uma promessa nas nuvens, no mundo da lua mesmo.
Tanto é que os players desse mercado digital que entendem das coisas pararam de falar em 8 dígitos, 10 dígitos em suas ofertas.
E esse menos acaba ficando mais para suas conversões.
Não faça promessas muito distantes da realidade pra ninguém que está começando em qualquer nicho que seja…
Ninguém vai emagrecer 40 quilos em 03 dias…
A realidade apresentada numa mensagem até pode não ser verdadeira.
Ela tem de parecer verdadeira.
Porque não interessa o que você diz em sua comunicação.
O que importa é como as pessoas vão te escutar.
Por exemplo se você diz que não tinha a intenção de fazer algo, mas quem te lê tem a nítida certeza de que você teve aquela intenção: danou-se.
Porque nem sempre o que se diz, o que se promete, gera o efeito desejado para quem te escuta.
A bola que bate na parede deve voltar pra você.
Sinta em você mesmo o efeito que sua comunicação produz em quem te lê.
Quantas comunicações recebo que me produz a seguinte reação:
“Caraca, já vi isso antes, mais um prometendo as mesmas coisas”. Outra balela.
A comunicação que emplaca é aquela que tem uma promessa que empolga.
Ela não pode te deixar cético ou desconfiado.
Mensagens assim são como um corisco que vem já ao ler a primeira frase.
E sabe o que acontece.
Simplesmente aperto a tecla delete.
Essa sensibilidade se treina sendo bom observador das próprias reações diante das mensagens que prometem coisas.
Quando a esmola [promessa] é demais, o santo [receptor da mensagem] desconfia…
Isso vai ajudar seu negócio.
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