Paquerar e não Dar um Bolo
Princípios para a Criação de uma Página de alta Conversão
1. A ação na página de um site de alta conversão tem de ser óbvia, tem de ser criada para um objetivo claro.
Excluindo a home que pode ter vários objetivos, as landpages que têm copy atreladas a ela são criadas para um download, para chamar para um clic [o que está sendo cada vez menos, pois na era do mobile first a caminho de se tornar mobile only o comando deve ser Aperte Aqui//Pressione Aqui].
Só se tem 8 segundos para prender a atenção de uma pessoa numa página [tempo que tem diminuído cada vez mais] e se, por exemplo, um site leva 4 segundos pra carregar, já se perdeu 4 preciosos segundos…
Cada página tem de indicar uma Ação clara para o receptor fazer. E o designer da página deve ser focado para o receptor da mensagem fazer aquela ação.
2. Continuidade de leitura O texto tem de ser interessante de ler do começo ao fim.
E não pode ser interrompido por coisas dispersivas, com blocos de cores por exemplo.
Atrapalha a leitura e quando muda de cor o receptor da mensagem fica com a impressão de que não é para continuar lendo [de que se ele ler apenas um pedaço tá tudo bem…]
3. Simplicidade e elegância como a da página da Apple, por exemplo. Isso é o melhor.
Simples visualmente; duas fontes de letras no máximo, fundo branco, fotos e elementos gráficos pequenos, de leitura fácil, clara.
Os bons Designers de alta conversão são poucos e raros no mercado.
4. Leitura clara e Fácil. Com uma fonte só, no máximo duas. Sem “viajar” muito. Nada de 200 fontes com 32 cores diferentes….
5. Os elementos devem ser óbvios, facilmente identificáveis. Com outras palavras, o botão tem de parecer botão, o depoimento parecer depoimento, o título tem de parecer título.
Não ter mais de 12 linhas de texto por dobra de página.
Quando se olha a página se vê 12 linhas ou menos e aí se vai pra outra página. Pra não ficar com muito texto na página.
As pessoas não gostam de ler páginas cheias de assunto. Daí o sucesso dos livros com ilustrações.
A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO COM A PÁGINA FAZ TODA A DIFERENÇA NA HORA DE ELE DECIDIR COMPRAR.
Há muitas páginas ruins circulando por aí, e sem conversões.
Páginas com cores, contrastes em que muitas vezes a fonte da letra não casa com a cor de fundo da página.
Toda uma poluição visual que prejudica quem está lendo.
A página tem de “paquerar” quem está lendo. E ela não pode se apresentar mal arrumada, descabelada, mal vestida.
O texto pode estar top, mas se a aparência da página não for legal dá uma impressão de fundo de que o site não é confiável.
Não se deve rebuscar as coisas porque isso prejudica a conversão. Carnaval de cores que vira uma salada.
Há americanos que acham as páginas de vendas brasileiras muito bonitas, só que as deles em preto e branco mesmo vendem pra Dedé e as nossas bonitas não vendem nada, ou quase.
Ah! É preciso cuidado também em a página não dar um bolo na hora do encontro.
Sabe, aquela página que chega atrasada pra caramba, simplesmente o visitante se sente abandonado e pula fora.
E isso acontece por aquele bruta esforço no carregamento com fotos muito pesadas, fontes diferentes de texto etc.
A página tem de ser otimizada, sim, para mobile, tablet porque mais de 80% de todo tráfego será pelo celular e se o receptor ver toda a página deformada por ali, pula fora também.
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