No Brasil o mercado de copy vem crescendo muito atualmente como um biz opp.
E começam a aparecer diversas oportunidades de trabalho que antes não existiam.
Isso é bom, isso é mau?
Depende.
Muitas dessas oportunidades de trabalho podem ser bastante prejudiciais pra sua carreira como prestador de serviços ou freelancer.
Por que, não se engane, a maioria delas exigem MUITO de você… pagam pouco… e esperam que você seja o salvador da a pátria dos negócios com sua copy.
Não importa se você é experiente ou se está começando agora…
Atualmente não é mais obrigatório percorrer uma via sacra para conseguir esse tipo de trabalho.
Existem oportunidades em toda parte. E sim, você pode escolher.
Você pode sim trabalhar com bons clientes ou numa boa empresa desde o início.
Contudo é preciso saber identificar os bons e os ruins e saber escolher os certos.
Analise os tipos de “oportunidades” que seguem:
“Oportunidade de empresa digital com um propósito Forte.
Foco: produtos digitais focados nas necessidades do homem.
Um pouco mais da vaga:
• Analista de Copywriting: Produção, elaboração, edição e revisão de textos para campanhas de mídia (Google e Facebook), conteúdos para aulas ao vivo (webinar), textos para vídeos do youtube e outros materiais de acordo com a necessidade e de acordo com os produtos e cursos da empresa. Importante ter criatividade, persuasão e capacidade de venda para campanhas em redes sociais, landing pages, e-mail marketing e outros.
Imprescindível: Hard user de internet (pesquisa); excelente nível de redação, persuasão e criatividade para pensar fora da caixa; Ser um buscador de conhecimento ávido; Ter um bom conhecimento de inglês (leitura). Experiência com copyright (diferencial).
Essa empresa, com sua única vaga, quer que o copywriter acumule as funções de pelo menos 5 pessoas… Não dá para acreditar…
Pula Fora…
“A primeira e única startup a romper o status quo do”.
Não trabalhe com startups onde tudo é muito novo e incerto. E a qual status quo se referem?
É muito difícil empurrar um carro parado. Prefira sempre imprimir mais velocidade a um carro que já esteja em movimento, viu?
Pula Fora…
“Essa é sua chance de revolucionar a maneira que as pessoas…”
Caraca meu. Fuja de revoluções. Pois é de se contar nos dedos de uma mão as empresas que realmente conseguiram revolucionar o mercado.
E naquelas poucas que conseguiram o copy pouco ou quase nada teve a ver com isso…
Portanto, pula fora também…
“Procuro Copywrites freelancers para criação de Copys rápidas e simples, mas legais, para Mídias Sociais e postem a publicação. Queremos fechar pacotes simples e ganhar na quantidade.”
Resumindo essa “oportunidade”: Preço baixíssimo e muito serviço. Mau negócio pro copywriter.
Pula fora, meu amigo…
“Preciso de um profissional para escrever os copys, cuidar do tráfego pago, redes sociais e atualizar nosso site em wordpress. Também é necessário conhecimento em ferramentas de marketing como hubspot e active campaign…”
Como no caso da primeira “oportunidade” simplesmente querem 4 em 1, trabalho para 4 funcionários pelo preço de 1…
Amigo, copywriter: Pula Fora…