Quando Cobrar Barato Sai Caro

Sumário

 

QUANDO COBRAR BARATO SAI CARO

 

Olá meu nome é Gilmar Ribeiro.

Sou consultor de aceleração de resultados de negócios da Agência de Marketing Digital Saint Clair Copy.

 

Hoje enquanto estava na minha hora de caminhada me veio uma ideia.

A gravação de um assunto muito oportuno que eu intitulei de quando cobrar barato sai caro!

O que eu quero dizer com isso?

Quando se está no início de algum negócio há quatro, cinco anos fazendo a mesma coisa se tem um problema.

Você abre um negócio porque você tem uma habilidade para fazer uma determinada coisa certo?

Você fez lá a sua oferta nas redes sociais e teve com muita dificuldade a Conquista dos seus primeiros clientes.

Mas você não tem ainda uma comunicação muito clara e específica.

E aí começa a atrair mais e mais desses mesmos clientes.

Quando você atraiu esse um ele vai te indicar para mais um.

E como semelhante atrai semelhantes daqui a pouco você está com toda uma penca de clientes parecidos com aquele seu primeiro cliente…

… e por ter insegurança quando se está começando um negócio sem querer se vai atrás – e isso é meio inconsciente – se vai atrás de clientes que são clientes também eles iniciantes. Que não têm capital de giro, não tem dinheiro e que vão atrás de preços baratos para pagar os serviços etc. etc.

E que consequentemente não vão valorizar tanto assim o seu trabalho é porque é claro eles vão até você porque souberam que você cobra barato pelo seu serviço.

E aí se criou um problemão…

Aí é claro que você criou um problemão, mas foi um problemão que você mesmo criou para você pelo seu negócio, porque você é que escolheu trabalhar e se comunicar com esse público e aí vai sempre ficar nessa roda e atrair mais sempre do mesmo e gente que não valoriza o seu trabalho e que não te paga aquilo que você merece…

Especialmente quando o seu serviço é personalizado e específico.

Aí sim é que se deve normalmente cobrar mais caro por isso.

Por isso é que eu digo que atender barato custa caro.

Imagine que você seja o dono de uma importadora de vinhos e que você arremata um lote de 100 milhões de garrafas de um vinho.

Por unidade é claro que você vai pagar um preço barato. Só que é claro que você vai ter de pagar muito mais caro por esses 100 milhões de garrafas…

Agora se você importa 100 garrafas…

Aconteceu de eu estar em um restaurante em São Paulo certa vez e que eles tinham arrematado lá umas tantas garrafas daquele vinho que foi distribuído na copa do mundo quando a copa foi na África e aquele estabelecimento tinha duas caixas desse vinho.

É claro que ele pagou um custo muito mais caro por unidade daquele vinho e ele também pegou menos garrafas.

Então custa caro cobrar barato porque o volume quando você quer cobrar barato vai ter que ser muito grande e vai acabar inviabilizando o negócio de quem está começando e você não vai conseguir ter fluxo de clientes.

Quando o raciocínio que deve ser feito é o seguinte:

Eu quero receber líquido meu no final do mês tantos mil e para conseguir isso eu preciso ter xyz clientes que me paguem tanto por mês.

Aí é uma coisa que você consegue evidentemente administrar.

Então a sua pergunta e a sua preocupação é onde é que estão esses clientes que vão me pagar tanto pelo meu trabalho.

E pode estar certo que haverá gente que pague…

E eu só me reporto à resposta que o Leonardo Di Caprio lá no lobo de Wall Street deu quando disseram que havia gente que cobrava menos pelo serviço que ele emprestava.

E a resposta dele foi: mas tem gente que paga mais…

Então valorize o seu trabalho o seu esforço e tenha a habilidade de só trabalhar com quem você quiser e com quem valorize também e de fato o seu trabalho.

Essa é minha mensagem para vocês depois de uma caminhada num bairro muito aprazível aqui da minha cidade sobre quando cobrar barato sai caro…

Uma reflexão da Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy!

 

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