Pois é… a Empiricus foi vendida.

Sumário

Pausa para reflexão de fim de ano…

Aqui é uma reflexão de copywriter, mas mudando o que possa ser mudado se aplica aos negócios em geral.

Um acontecimento? Um evento? Não, simples notícia de que a BTG Pactual comprou em 2021 a Empiricus.

A venda da Empiricus – quem lida no mundo dos negócios digitais na área de finanças ja ouviu falar… – foi desvalorizada.

Vejamos os números:

O negócio foi fechado em 690M. Onde 440M foi à vista e 250M vai ser pago em ações do BTG (que fez a aquisição)

Porém, esse valor foi para todo o grupo. O que inclui a Empiricus, a Vitreo, os portais Money Times e Seu Dinheiro, e o aplicativo Real Valor.

Agora, se você levar em conta que a Empiricus sozinha dizia fazer mais de 300M no ano… e foi vendida nesse pacote por apenas 440M – fica claro que seu valor de mercado é baixo.

Normalmente, o valuation de uma empresa é feito baseado nos resultados de 3 a 5 anos, o que daria de 900M a 1.5B só pra empiricus – mas não foi o que aconteceu devido aos fatos listados acima.

 

 

Ou seja, são os “melhores” copywriters do mundo, vivem num ritmo frenético de trabalho, mas sua empresa não vale quase nada e se a próxima grande campanha der errado eles ficam em maus lençois.

Ilustra o fenômeno de que faturar milhões não significa que se esteja bem das pernas…

 

É a vida que você quer pra você?

Por outro lado, existe uma empresa que fez exatamente o oposto disso e hoje é a mais valiosa do Brasil.

Falo do Nubank.

Com apenas 8 anos de idade, o roxinho essa semana ultrapassou o valor de mercado do líder absoluto Itaú, batendo 41,5BI.

Mas como, se o Itau registra lucro de dezenas de BI todo ano enquanto o roxinho passou 8 anos no prejuízo e só gerou resultados positivos pela primeira vez esse ano (de apenas 76M)???

Vou lhe dizer.

Claro que o Itau é infinitamente mais sólido que uma Agora ou Empiricus da vida, porém, funciona de maneira bem parecida: pressão, pressão pressão, clientes insatisfeitos e produtos ruins.

Lembrete: Segredo do Sucesso: bons produtos, processos validados e pessoas qualificadas

O Nubank fez o oposto.

Foco total no cliente e em bons produtos.

O grande fator por trás do grande valuation deles?

Sua imensa base de clientes engajados que amam a empresa.

Isso é o que o mercado está valorizando hoje.

Por quê?

Porque com uma grande base de clientes engajados (que não dependem de pressão e da próxima grande campanha) o lucro é só uma questão de tempo.

 

Pense nisso.

E pense também sobre seus ídolos.

Porque as pessoas que você segue e com as quais você aprende, vão trilhar seu destino.

Se você vive aprendendo táticas mirabolantes e as estratégias dos “melhores” copywriters do mundo, por exemplo – você vai seguir o mesmo caminho deles.

Vai viver sempre em busca da próxima campanha, num ritmo frenético, com um negócio insustentável que não vale nada ou quase nada.

 

 

Essa é a realidade nua e crua…

Ou…

Você pode entender que o verdadeiro valor está nas pessoas, no relacionamento verdadeiro e em bons produtos – e seguir um caminho mais tranquilo, sustentável e recompensador em todos os sentidos.

Tudo depende do que você quer pra sua vida.

Você prefere trabalhar/tocar um negócio baseado em relacionamento… ou um baseado na próxima campanha monstruosa de copy, por exemplo?

Prefere lidar diariamente com clientes que lhe amam ou com pessoas p… da vida com você querendo reembolso?

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