Margem de Contribuição – Cuidado!

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Sumário


Olá aqui é Gilmar Ribeiro copywriting profissional, consultor de aceleração de resultados de negócios da Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy.

Nosso assunto de hoje é de extrema importância e diz respeito aos números do negócio às métricas.

Quem não controla os seus números está no estado de ter prejuízo nos seus negócios. 

Minha falecida mãe que Deus a tenha em sua glória falecida em dezembro do ano 2000  criou seus três filhos com a perda muito cedo do marido com a aposentadoria dele e vendendo produtos da Avon.

Tinha uma outra casinha também de aluguel, mas o que ela se empenhava naqueles tempo áureos era de vender é produtos da Avon.

E isso que eu vou dizer agora se aplica para tudo quanto é negócio de cosméticos, Boticário, Jequiti, Natura, Jeunesse e o que mais seja.

Esses produtos o markup deles ou seja a diferença entre o que você paga para o fabricante e o preço que você revende nunca vai permitir que quem quer que seja escale o seu próprio negócio.

Porque o markup não é um para um você comprou por cem reais e vende por duzentos.

Depois você quer divulgar ali na sua região começa a fazer anúncios locais no Face Ads e quando menos você percebe a sua margem de contribuição foi devorada, o seu lucro e você não sabe onde é que está o rombo.

Esses tipos de negócios e produtos em que você depende da produção de um terceiro são são muito mas muito arriscados.

No caso da minha mãe, por exemplo, aconteceu de que aquele produto que ela vendia mais a Avon deixou de fabricar.

E com isso ela teve uma perda sensível, porque embora aqueles produtos tivessem uma certa recorrência e para produzir algum efeito aquele creme a pessoa precisava comprar três,quatro vezes e cortando esse produto principal na fabricação ela teve uma perda significativa das entradas dela.

Então em todo negócio você tem de estar muito focado no CPA quer dizer no custo de aquisição que você tem dos seus clientes.

Depois você tem que aumentar o seu ticket médio. Você não pode ficar na dependência só de um produto principal que é bem aceito você deve ter outras coisas agregadas para aumentar o seu ticket médio e efetivamente você ter lucro.

E a sua margem de contribuição que é todos aqueles custos e despesas que você tem até entregar o produto para o seu cliente não devorar você, não devorar o negócio e fazer você ficar trocando figurinha.

Então atentem muito para as métricas fundamentais que é a situação do seu negócio a curto, médio e longo prazo ao CPA que você tem. 

Quando você não tem um negócio milionário em que o dono do negócio não está nem aí com isso se ele gastar 10, 15 mil reais de anúncio no Face Ads mais 20 mil no Google ADS e se ele pagar  23 reais por clique ele não se importa.

É uma coisa muito interessante que acontece é que dinheiro não falta, mas a construção toda do negócio na internet não está assim aquelas mil maravilhas e quando chega por exemplo na hora de você ir comprar o produto que você deixou no seu carrinho o sistema não funciona.

Fica aquela bola girando, girando, girando só que o clique já foi dado e você perdeu o crédito no Facebook ou no Google.

Só que a venda é o que vai fazer você cobrir a sua margem de contribuição.

O que você gastou com o clique o que você vai pagar de imposto com o despacho de frete grátis com a promoção que você está dando e que comeu o seu lucro.

Quando o negócio é grande nem sente, mas quando é pequeno isso simplesmente vai acabar com o negócio.

Porque se você comprou o produto por 100 reais e vendeu por 150 e você gastou 60 em publicidade está no prejuízo.

E assim os prejuízos vão gerando uma bola de neve e você fica cada vez mais no vermelho.

Então é preciso estar muito atento a isso e diminuir ao máximo o custo que você tem para adquirir o seu cliente, o seu CPA, aumentar o seu ticket médio.

Se, por exemplo,  junto com um creme você vende uma espátulazinha especial por 10 reais só que você pagou cinco centavos pela espátula, e depois você vende também um llixador de unha que você pagou 0,20 centavo e você vende por 15 reais você vai agregando itens em que você pagou 0,20  centavos mas vendeu por 10 reais, você teve um lucro extraordinário em cima disso.

São todas essas coisas que, na matemática final, você considerando também a sua margem de contribuição que são os custos, as despesas e outras variáveis que você possa nesse negócio

O aluguel, água, luz, telefone, você tem um funcionário para atender telefone quando você sai para fazer visitas e propaganda e de entrega e tal.

Uma série de custos que você tem que você tem que ter tudo na ponta do lápis para não quebra.

E  depois no longo prazo é importantíssima a lifetime value, o tempo de vida que cada cliente tem com você, essa recorrência dos produtos ao longo dos meses.

Para ter efeito um determinado creme é preciso que a pessoa use ele de três a quatro meses seguidos para aí sentir o efeito do creme na sua pele.

A lifetime value é uma matemática em que você pega tudo que cada cliente desses gastou com você ao longo por exemplo de seis meses em um ano e divide pelo número de clientes que você tem na sua carteira.

Aí vai dar um número que inclusive vai te orientar em quanto você pode gastar em anúncios pagos para divulgar na internet os produtos que você vende se você tiver o capital que foi definido nessa matemática você vai poder investir em anúncios senão não.

Cuidado então em saber controlar sua margem de contribuição porque ela pode devorar o seu negócio.

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