COBRANÇA DE RESULTADOS EM CONSULTORIA DE MARKETING

Sumário

Vamos imaginar que você contrata a consultoria de uma agencia de viagens pra ir pra Nova Iorque.

Nem tudo nessa viagem será maravilhoso.

Por exemplo, você presencia o roubo em uma loja onde você entrou pra fazer compras.

O resto da viagem não compensou por causa desse roubo?

O agente de viagem tem alguma coisa a ver com o roubo da loja?

O agente prometeu o sonho de uma viagem maravilhosa, para conhecer uma cidade maravilhosa. Tudo o que estava ao alcance dele te prometer e entregar ele prometeu…

Um consultor de marketing digital é como um agente de viagens. Numa viagem pode dar tudo certo ou tudo errado.

E a culpa não é necessariamente do agente de viagens.

Ele te marcou o melhor horário de viagem, o melhor voo, reservou o melhor hotel, vai te orientar sobre passeios, te ajudar a tirar o visto, a fazer a troca de moedas.

As pessoas tem medo de dar consultoria porque acham que vão ter de controlar totalmente a viagem do cliente.

O Consultor promete uma viagem pro negócio do cliente, vai poder vender esse sonho dessa viagem, mas o consultor não controla o piloto do avião, o carrinho do cachorro quente ou o roubo de uma loja…

De repente o cliente quebra a perna na viagem. O Consultor não tem o que fazer a respeito disso. A não ser se preocupar com o cliente: em que posso te ajudar? Quer que ligue pro hotel, pro teu médico eu faço parte do teu time.

É claro que o Consultor é medido pelos Resultados.

Como um técnico de futebol que recebe milhares de dólares por ano, mas que necessariamente não teve os melhores Resultados nos campeonatos. Mas deu o seu melhor pra ter Resultados. Esteve sempre junto do time.

Todo consultor simplesmente coloca o conhecimento que tem em prática pra ajudar quem consulta e receber por isso.

Não quer dizer que todos os seus clientes tiveram resultados e prosperaram e fizeram seus negócios funcionar melhor.

Se o consultor conseguir transformar em milionários todos os clientes em cujos negócios ele põe as mãos ele simplesmente seria o dono do mundo…

O Consultor pode ter feito mil cursos e não quer dizer que de todas as pessoas que ele comprou cursos essas pessoas fizeram outras pessoas ficarem milionárias.

O consultor mesmo pode não ser milionário.

Poderá parecer estranho, mas num relacionamento de consultoria o mais importante não é o Resultado.

Porque todo projeto de Consultoria pode dar certo como não dar certo. Mas tanto o consultor como o cliente de consultoria continuarão VIVOS em qualquer dessas hipóteses.

Ou seja, o cliente continuará vivo, os desafios continuarão acontecendo e enquanto ninguém morrer tudo isso continua acontecendo.

É lógico que se tem de gerar Resultado, mas o jogo todo não se limita a isso…

É claro que o Consultor vai se esforçar para que o Resultado aconteça.

Mas está tudo bem se as coisas não acontecerem como se imagina.

O Consultor simplesmente compra a briga do cliente.

Tá. Fiz um Projeto de Consultoria que não prosperou. As coisas simplesmente não funcionaram por conta do Consultor.

Houve erros, questões de Mercado envolvidas, o atendimento que não foi legal, se comeu bola.

Simplesmente se gravou um áudio pro cliente pelo WhatsApp dizendo: Você confiou em mim, confiou na minha empresa, na minha credibilidade e venho aqui lhe pedir desculpas pelo que não fizemos e não deu o resultado que você esperava.

Quando se atende dezenas de clientes se corre o risco de uma coisa dessas acontecer e infelizmente isso aconteceu contigo.

E quero lhe dizer que meu negócio continua e estou aqui para lhe oferecer mais um trabalho e não vou te cobrar nada por isso.

E mais do que isso: você tem meu WhatsApp, meu contato e você tem minha estratégia e a gente vai fazer isso dar certo.

Eu estou comprado no seu Projeto. Você acreditou em mim e eu vou fazer seu Projeto acontecer.

Não interessa o que precisa ser feito. Se precisar pegar um avião e ir até tua casa e passar o dia todo pensando em teu novo Lançamento eu faço isso e não vou lhe cobrar nem mais um real por isso.

O Consultor não pode pensar: vou lá, aplico meu conhecimento, alcanço meu resultado e acabou.

O consultor cobra o valor que acha justo e acredita que vai gerar resultado.

Se o Resultado não veio porque o cliente não fez a parte dele… sinto muito, eu vendo pra ele minhas horas de consultoria. O aluguel de minha cabeça.

Como se tivesse alugado um apartamento, se a pessoa não se mudou o que o consultor pode fazer? A casa é do cliente.

Agora quando a falha veio do lado do consultor, o consultor não admite que o cliente fique na mão.

É isso que gera confiança e credibilidade do cliente em relação ao consultor.

Se o cliente então fizer a parte dele e o consultor comprar o Projeto e o Resultado não acontecer o consultor pode fazer mais um cobrando ou não por isso. O que vai depender de cada caso.

Isso faz o relacionamento cliente consultor ser legal, o cliente respeitar o consultor, confiar nele e até indicá-lo pra outras pessoas.

Toda consultoria é um negócio baseado no relacionamento. Num relacionamento muito bem cuidado. Não é um negócio de resultado só. Porque a base do negócio é isso, esse é o padrão, ter resultado.

Escolher os clientes de consultoria é extremamente importante, é preciso escolher os clientes certos, porque vai ser preciso haver um bom relacionamento. De apoio, com confiança e credibilidade.

Os Projetos podem dar certo ou errado porque dependem de “n” fatores e não só do conhecimento do Consultor.

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