Ecommerce Saiba Como Vender Diferente

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Ecommerce Saiba Como Vender Diferente

Olá aqui é Gilmar Ribeiro consultor de aceleração de resultados de negócios copywriter profissional da Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy.
Hoje eu vou tratar de um assunto que interessa a todas aquelas empresas que têm um e-commerce e uma proposta de vender de modo diferente e dessa maneira aumentar o número de clientes e consequentemente dos resultados do seu e-commerce.
Analise com atenção este gráfico que indica o ciclo de vida de todo cliente de e-commerce.
Se vocês notarem são dez pontos-chaves que estão assentados sobre três pilares de crescimento.
Aqui embaixo nós temos os clientes novos depois nós temos os clientes já existentes em um negócio e aqueles clientes que estão adormecidos, deitados em berço esplêndido e que precisam ser acordados e voltar a comprar.

Existem estratégias, e eu me dedico a isso na Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy, para fazer uma venda de modo diferente sem aumentar os custos que vocês dos e-commerces já tem com anúncios e estabelecendo algo mais relacional com os clientes.
Outro dia mesmo eu recebi uma mensagem do Google perguntando se eu queria continuar recebendo mensagens das Lojas Americanas.
Mas isso não acontece só com as Lojas Americanas. Acontece com as Casas Bahia, com as Casas Pernambucanas com qualquer e-commerce em que você se cadastre.
Os seus dados ficam lá e constantemente fica recebendo aquelas mensagens padrão – uma imagem e um texto – indicando algum lançamento alguma promoção.

Tudo na base de uma coisa que já tem se tornado cada vez mais cansativo…
… que é oferta oferta oferta e nem todo mundo gosta de receber isso a todo momento. Mas é o que é tradicional em todo e qualquer e-commerce.
E o que que vai acontecer?
A maioria das pessoas tem o Gmail como sendo a plataforma dos seus e-mails particulares. Todas essas propostas feitas por esses e-commerce vão parar numa pasta criada dentro dos e-mail que é a das promoções.

Nunca irão para a página principal e as pessoas não têm o hábito de entrar lá nas páginas de promoções.
Eu mesmo quando precisei usar não o Outlook, mas o Gmail por um problema que eu tive no meu Outlook eu vi lá uma abasinha amarelinha de Promoções.
Quando cliquei tinha quase dois mil e-mails de tudo quanto é loja possível e imaginável do Mercado Livre, Magalu, Pernambucanas, Americanas que eu não recebi porque eles  não têm a característica de uma mensagem que vá parar na página principal do Gmail e que depois o Outlook vai ali e traz para o seu computador.
Eu simplesmente apaguei todas aquelas centenas e centenas de mensagens de e-commerce.
Há um jeito diferente de fazer de vender diferente de uma maneira mais atrativa para o cliente que é estabelecendo uma relação com ele, mais íntima porque é preciso que os e-commerces se coloquem de uma vez por todas isso na cabeça: as pessoas não compram de marcas, pessoas compram de pessoas com quem se relacionam e em quem confiam…

É assim que as coisas funcionam.

Por isso que a indicação é um dos pontos em que se pode atuar dentro de um e-commerce.
É uma coisa muito poderosa porque é indicativo de que aquele negócio tá dando certo, porque se não tivesse ninguém indicaria e a indicação é mais relacional.; É um amigo um conhecido que indicou a marca então a pessoa tem uma motivação muito forte que é o vínculo a relação e para se interessar pela marca que a esse ou aquele título resolve algum problema do cliente.
A gente entra no site de um e-commerce, dá uma sapeada por lá e vai sair do site e os pop ups costumam aparecer pedindo para você se inscrever para receber promoções receber isto, isso e mais aquilo…
Não é uma coisa que é feita de maneira atraente para quem vai deixar ali o seu e-mail. Mas há estratégias e maneiras de fazer isso quando a pessoa tá ali no ponto 1 para abandonar o carrinho e otimizar esse pop up  para a conversão para a compra.

A mesma coisa pode ser feito depois que a pessoa encontrou alguma coisa e quando ela começa a fazer parte do time e começou a se interessar pela marca.
As mensagens de boas-vindas são muito importantes.
As mensagens de boas-vindas que eu tenho recebido são mensagens meio pasteurizadas meio padrões.
Há como se trabalhar e se estabelecer uma sequência de mensagens de boaa-vindas otimizadas para conversão para levar à compra.
No abandono de carrinho fiz várias simulações em vários e-commerces naquele momento que você vai gerar o boleto de uma compra e ver o que que acontece no e-commerce da empresa.

Algumas vezes vem só uma mensagem como “Olha você esqueceu de concluir sua compra”.
Mas nada de uma mensagem otimizada para conversão e para realmente me causar algum impacto por assim dizer emocional que me leve a fazer alguma compra na loja.
Os outros pontos-chaves são coisas que não dão bem para eu como consultor verificar, porque fazem parte já dos bastidores da empresa não está no front end mas no back end.
O que acontece depois que a pessoa fez a primeira compra qual sequências de emails ela recebe para estimular ela a fazer mais compras.
E-mails que recebe para dar algum depoimento e fazer ela indicar a marca para outras pessoas.

O Cross Sell, o oferecimento de produtos similares àquele que ela comprou com algum tipo de desconto para levar o cliente a querer comprar mais.
As mensagens para clientes que sempre compram que são clientes VIPs de maneira a transformá-los em fãs da marca.
Que sequências de e-mails que se tem a respeito disso.
E depois o replenishment.
A única empresa que eu vi fazer isso razoavelmente é a Drogasil: quando algum medicamento, sobretudo quando o medicamento é controlado e de uso contínuo a Drogasil te manda uma mensagem.

Mas mesmo assim a mensagem poderia ser mais bem elaborada, mais relacional ou menos estritamente comercial porque pessoas compram de pessoas não compram de marcas e de pessoas com quem elas se relacionam e que se relacionam.
Como insisto junto a clientes da Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy isso precisa estar instalado nas cabecinhas de todo mundo que tem e-commerce senão o negócio não cresce nunca ou cresce muito devagar.
A Drogasil te manda uma mensagem: “Olha o seu medicamento assim assim está para vencer. Quer aproveitar agora para comprar no site?”
Isso é a reposição, o replenishment.

Depois vem a sequência de mensagens para reativar o cliente que faz tempo que não compra de alguma maneira.
Com algum lançamento alguma coisa assim muito atrativa para acordar esses belos adormecidos para que voltem a comprar o que algum dia eles compraram um produto e nunca mais compraram…
Isso sendo feito através de campanhas semanais em um sistema muito bem montado e otimizado para conversão para compra.
Eu costumo usar uma imagem: quem não faz isso e vai como um desesperado louco querendo a qualquer custo conquistar um cliente e fazer com que ele compre na loja do e-commerce está carregando balde d’água na cabeça como se fazia antigamente…
A toda hora ele tem de ir lá na fonte que são os clientes e encher o balde dele para carrear para dentro da loja e no outro dia fazer a mesma coisa e fazer a mesma coisa… e a mesma coisa.
Ao passo que quem tem um sistema de automação de mensagens muito bem estruturado e otimizado para a conversão tem toda uma tubulação instalada dentro do negócio e que a qualquer momento que abra as torneiras vai sair a água…
Porque está tudo otimizado e preparado para que isso aconteça.
Aqui, Gilmar Ribeiro, consultor de aceleração de resultados de negócios da Agência de Marketing Digital em Itatiba Saint Clair Copy e tenho estratégias para atuar em cada um desses pilares do e-commerce nesses dez pontos chaves.

Quem tiver interesse pode agendar uma call comigo pra gente conversar como otimizar isso nos seus negócios.

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